5 dicas de decoração para mesa de natal | Casas Franklin 5 dicas de decoração para mesa de natal
Publicado: 27/11/2019

5 dicas de decoração para mesa de natal


Não há época do ano com maior poder de reunir as pessoas do que o Natal. Por isso, se você for a anfitriã da noite de véspera ou do almoço do dia 25, tenha em mente que a decoração para mesa de Natal é um ponto importante para criar um clima agradável para a família e os amigos.

Veja nossas dicas para tornar o momento da ceia ainda mais especial e encantar seus convidados!

Comece pelas toalhas e guardanapos

Você deve escolher primeiro a toalha e os guardanapos. Aqui vale usar motivos natalinos, como papai noel, árvores de natal e bonecos de neve, mas você pode optar por algo neutro nas cores mais associadas a essa época: vermelho, verde, dourado e o branco. É possível também usar duas destas cores combinadas, como o verde e o branco ou o vermelho e o dourado, por exemplo. 

Apresente sua melhor louça

Uma data tão especial merece um tratamento diferenciado. Tire sua melhor louça do armário, aquela que você ganhou de casamento ou que comprou porque achou linda e estava na promoção. Se não usá-la neste momento, quando usará?

Coloque os pratos de sobremesa acima dos pratos rasos. Tente manter o padrão na louça, para poder abusar no restante da decoração. Deixe garfos, facas e colheres de sobremesa à frente dos pratos. Os talheres também podem ser agrupados com uma bonita fita de cetim, bem como os guardanapos, que ficam em cima dos pratos.

Capriche nos objetos decorativos

Velas combinam com o Natal. Procure colocar na mesa pelo menos um castiçal ou arranjo bonito no qual elas estejam presentes. Uma boa dica é apoiá-las em taças viradas para baixo. Você também pode aproveitar as bolas que sobraram da árvore e usar no arranjo, juntamente com umas pinhas, que não são difíceis de serem encontradas nesta época do ano.

Leve os presentes para a mesa

Pacotinhos de presente feitos com caixinhas que você jogaria fora, papel colorido e laços de fita ficam lindos se colocados em cima ou à frente do prato de cada convidado. Ponha um cartãozinho com alguma frase ou mensagem em cada um. Você também pode espalhá-los pela mesa apenas para lembrar que Natal é um momento de troca de carinhos.

Use e abuse das frutas da estação

Para dar um frescor à refeição e uma cor na decoração da mesa, nada melhor do que usar frutas da estação. Você pode fazer um arranjo com elas já cortadas e lavadas, para que os convidados possam se servir durante a ceia.

Use uvas, melancias, kiwi, melão, laranja, enfim, a maior variedade possível. Você pode até arriscar empilhá-las formando uma mini-árvore. Outra ideia legal é espetar cravos em algumas laranjas. Fica decorativo e espanta os mosquitos!

Não tenha medo. Use a criatividade. Você pode decorar apenas com flores ou trazer as luzinhas piscantes para a sala de jantar. O importante é dar um toque personalizado à decoração para mesa de Natal e mostrar para seus convidados que você pensou nos detalhes.

Gostou destas ideias? Tem mais sugestões? Então deixe seu comentário. Vamos adorar saber!

Voltar